segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESPN.com.br / Champions League - Informação é o nosso esporte - Van der Sar se aposenta com vice, mas é consagrado como um dos maiores da história

ESPN.com.br / Champions League - Informação é o nosso esporte - Van der Sar se aposenta com vice, mas é consagrado como um dos maiores da história

Não foi da maneira que esperava, mas neste sábado, no estádio de Wembley, o goleiro holandês Edwin van der Sar fez o último jogo de sua carreira mais do que vitoriosa, valendo o tetracampeonato da Champions League para o Manchester United. O título não veio, mas nem a derrota diante do Barcelona por 3 a 1 pôde apagar o brilho das conquistas que Van der Sar teve ao longo de sua vida no futebol.

Gigante de 1,97m de altura, Van der Sar começou a jogar no gol por um time amador de sua cidade, o Foreholte. Passou também pelo VV Noordwijk antes de chegar ao Ajax, onde passou a ser reconhecido como craque pelo mundo inteiro. Pelo clube holandês, Van der Sar conquistou, entre outros títulos, a Champions League da temporada 1993/94, diante do Milan, que encerrou um jejum de 22 anos do Ajax sem vencer a competição europeia.

Em 1999, Van der Sar deixou sua terra natal e foi para o futebol italiano. Com uma passagem um pouco apagada pela Juventus, o goleiro ficou apenas dois anos no clube, quando se transferiu para o Fulham. E no time inglês, Van der Sar voltou a chamar a atenção do mundo com suas grandes defesas, especialmente nas cobranças de pênaltis.

Aos 40 anos, Van der Sar se despede do futebol com vice da Champions
Aos 40 anos, Van der Sar se despede do futebol com vice da Champions
Crédito da imagem: EFE

Já veterano, aos 35 anos, o goleiro holandês chegou ao time de Sir Alex Ferguson, o Manchester United. Sua carreira na equipe dos Diabos Vermelhos confirmou a consagração de Van der Sar como um dos goleiros mais respeitados do mundo. Aos 40 anos, o holandês encerra sua carreira no United depois de conquistar quatro títulos das Premier League, duas Copas da Liga Inglesa, três Supercopas da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial Interclubes da Fifa – onze títulos no total, em apenas seis anos de história no clube.

Na temporada de 2010/11, Van der Saar despediu-se do futebol, conquistando seu quarto título do Campeonato Inglês – o décimo nono do United – e mais um vice-campeonato da Uefa Champions League, com uma nova derrota para o Barcelona, como aconteceu em 2009.

Ainda assim, o holandês encerra sua carreira em grande estilo, como incríveis atuações na temporada, sendo considerado o melhor goleiro desta edição da Champions League – feito que já havia conseguido por outras três vezes, em 1994/95 e 1995/96 pelo Ajax, e 2008/09 também pelo United.

Gigante do gol, Van der Saar não se consagrou apenas pelas incríveis cobranças de pênalti que defendeu nos clubes pelos quais passou, mas também por conseguir manter o altíssimo nível de suas atuações, mesmo com 40 anos de idade. Em 28 de maio de 2011, o futebol perde um dos maiores goleiros que o mundo já viu jogar.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Bela homengem Valdir.
Realmente Van Der Sar foi um grande atleta. E nada mais justa a homenagem, e a você também muito bela a postagem.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.