sábado, 19 de maio de 2012

Sport Club Brusquense

Sport Club Brusquense, 1920
No final de maio de 1913, o brusquense Arthur Olinger regressou de Novo Hamburgo/RS, após 30 dias de viagem no lombo de um cavalo, trazendo na bagagem uma bola de couro e uma bomba de encher.
Apaixonara-se pelo futebol lá nos pampas aonde fora se especializar em curtume – sua família tinha uma indústria de calçados em Brusque – e chegou a jogar pelo time que tinha o nome da cidade.
Encontrou entusiasmo idêntico no amigo Guilherme Diégoli que morava em Paranaguá/PR. A troca constante de correspondência entre ambos foi a semente que motivou a implantação do esporte bretão em Brusque.
No retorno à terra natal, os dois amigos levaram apenas três meses para criarem um hábito compartilhado por muitos: jogar peladas em terrenos baldios, ruas e praças.
Foi no dia 7 de setembro de 1913 que o primeiro jogo oficial foi realizado no atual Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, com os jogadores uniformizados: camiseta, calça branca e sapatos adaptados. Alguns jogaram descalços.
O entusiasmo do público e dos jogadores fez nascer a idéia de fundar um clube.
Assim, no dia 14 de setembro de 1913, nasceu o Sport Club Brusquense*, com as cores vermelho, branco e anil.
Não demorou muito para que outras cidades vizinhas criassem as suas equipes, originando um intercâmbio futebolístico entre elas.
O primeiro jogo intermunicipal do Sport Club Brusquense aconteceu no dia 23 de agosto de 1914, contra o Tijuquense F.B.C. O placar em branco premiou o goleiro tijucano Guilherme Varela, autor de grandes defesas.
Os dirigentes brusquenses, animados com o sucesso da promoção, convidaram o Itajaí F.C e o S.C. Humaitá, de Nova Trento, para novos confrontos.
Sabe-se apenas o resultado do primeiro jogo: vitória do S.C. Brusquense por 1x0, gol marcado por Willy Risch. Ignora-se o resultado do time B contra os novatrentinos.
A revanche, em Itaja,í ocorreu logo depois.
Para o seu primeiro confronto fora de Brusque, o Sport Club Brusquense deslocou uma comitiva de 15 pessoas, em carros de mola**, numa madrugada de sábado para Itajaí.
Vale lembrar que eram os jogadores que adquiriam o seu material esportivo, pagavam as despesas de viagens, alimentação e hospedagem.
No domingo à tarde, o Itajaí F.C. devolveu o placar do primeiro jogo.

Você lembra quando começou no Brasil?

No dia 18 de fevereiro de 1894, Charles William Miller, nascido em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses retornou de Southampton, Inglaterra, onde fora estudar, trazendo na bagagem duas bolas de futebol. Miller, a quem se atribui a realização do primeiro jogo de futebol realizado no país, em abril de 1895, era um entusiasta do esporte. Foi jogador, dirigente e até árbitro de futebol.
No entanto, há indícios de que 30 anos antes o futebol já era praticado na Argentina e Brasil principalmente por marinheiros franceses, ingleses e holandeses, dos barcos que ancoravam no litoral destes países.

E quando começou em Santa Catarina?

Os primeiros vestígios deixados pela bola em Santa Catarina, são encontrados no ano de 1904, em Florianópolis, quando houve a tentativa de fundar o Sport Club Catharinense, tentativa que ficou no papel. Somente em 4 de julho de 1924 a fundação aconteceria de fato.
Foi também na capital catarinense que aconteceu a primeira partida oficial de futebol, precisamente no dia 14 de agosto de 1910, entre o Gymnásio Catharinense e um Combinado Paulista formado por estudantes que estavam em Florianópolis de passagem. Vitória catarinense por 2 a 1
Em 1911, jornais da época davam conta da existência do Clube Itajahiense Foot-ball Club e do Brazzilian Foot-ball Club. A fundação do Sport Club Anita Garibaldi aconteceu em 1912 e do Humaitá Foot-ball Club em 1913.

Notas do autor:
*No dia 19 de Março de 1944, O Sport Club Brusquense mudou o nome para Clube Atlético Carlos Renaux, conquistando o título de “Vovô do futebol catarinense”, após a extinção do Anita Garibaldi, Humaitá, Brazzilian Foot-Ball Club e Itajahiense).
Recentemente o C. A. Carlos Renaux retomou o antigo nome de Sport Club Brusquense, mas ainda não retornou à elite do futebol catarinense.
**Carro de mola – Charrete

Fonte de pesquisas: Eloy D. Koch e Antonio Heil: “O vovô do Futebol catarinense; Celso Unzelte: O livro de ouro do Futebol; Lisandro Pavan: Curiosidades do Futebol Catarinense.

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Grande Carlos Renaux
Esse é o nome que sempre irá ficar em minha memória Valdir, quantos jogos memoraveis pude assistir deste grande clube.
Parabéns pela bela matéria.
Adalberto Day/cientista social em Blumenau

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho meu amigo,
Fraternal abraço
FABRICIO GEVAERD