terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O folclórico Ramon Dinamite (1)
 Ano de 1977. O jogo entre os juvenis do Treze e do Campinense corria solto, mas monótono. O empate, tratando-se dos dois principais times da cidade, pintava como o melhor resultado.

Mas, de repente, após uma bola centrada, surge o maior tumulto na área do Campinense. E aquele misterioso senhor, vestido com uma bata preta, depois de muitos e variados trejeitos, deita-se no campo, rola no gramado com o apito na boca e assinala: pênalti!

Não, a cena não aconteceu num manicômio. Muito menos num circo. Aconteceu em pleno Amigão, wm Campina Grande, na Paraíba, diante da torcida de toda a cidade, em partida séria, valendo pelo campeonato.

E aquele misterioso senhor vestido com uma bata preta que atingia os joelhos era, com todas as suas insinuantes encenações, a chamada autoridade máxima do gramado, sua excelência o árbitro, como diria o austero e ao mesmo tempo debochado árbitro pernambucano Argemiro Félix de Sena, Sherlock.

Para uns, ele era simplesmente, um maluco que necessitava de urgentes cuidados médicos; para outros, um palhaço que usava dos meios mais extravagantes para aparecer.

De uma forma de outra, o laboratorista Severino Ramos Florêncio, funcionário da Wallig-Nordeste, situada na Rainha da Borborena, casado e pai de duas filhas, na época, membro da Igreja Congregacional, tornou-se uma figura folclórica como juiz de futebol.


Por Lenivaldo Aragão
No pé da conversa
site:
http://www.nopedaconversa.com.br/


2 comentários:

Lenivaldo Aragão disse...

Amigo,

Fico-lhe muito grato. Outras histórias de Ramon Dinamite vêm por ái.

Mil felicidades para você e parana família

Lenivaldo

Adalberto Day disse...

Valdir o Lenivaldo nos trás um belo texto.
Um simples jogo juvenil do Treze e do Campinense, e mais uma vez o Juiz é protagonista da partida. Pronto tudo resolvido Pênalti....
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história