quinta-feira, 31 de março de 2011



Nosso rádio
Por Valdir Appel
Brusque é pródiga na produção de grandes radialistas esportivos.
Celso Teixeira e Joel Geraldo Vale, deixaram muita saudade entre os velhos ouvintes e o Waldemar José Duarte-popularmente conhecido como J. Duarte- ainda está entre nós. Espirituoso, costuma lembrar passagens pitorescas, ali na praça central, de um tempo dantanho.
Até hoje, as rádios Cidade, Araguaia e Diplomata atraem a atenção dos ouvintes AM, não só daqueles que estão em casa, coladinhos no pé da caixa. No estádio, as cabines de rádio, abertas, permitem aos torcedores, ouvirem as narrações entusiasmadas do Rodrigo Santos, do Dirlei Silva e do Hamilton, da nova safra de radialistas, dignos herdeiros daquela geração consagrada.
J. Duarte, nas suas transmissões destacava o Estádio Augusto Bauer, do Carlos Renaux, como: o Gigantinho da Avenida. Exagero, perdoado pelos apaixonados seguidores do tricolor brusquense.
Certa feita, J. Duarte dava seu costumeiro show. O vozeirão ecoava nas arquibancadas, quando repentinamente o som sumiu, emudecendo rádio e radialista.
Após alguns intermináveis minutos fora do ar, J. Duarte pediu desculpas aos ouvintes de Brusque e cidades vizinhas. Justificou-se dizendo que a falha ocorreu por que:
-Um espírito de porco cortou o nosso fio!

O placar eletrônico
Chico Imhof, que tem uma memória fantástica lembra também do moderno placar, construído nos anos 50, localizado em frente às cabines de rádio do Augusto Bauer.
Está lá ainda hoje.
A moderna e consistente obra de engenharia é uma armação de madeira, erguida acima do alambrado, para facilitar a visibilidade dos torcedores presentes.
A cada tento marcado pelas equipes, o placar é  instantaneamente alterado, mas ninguém entende como isso ocorre, já que a pessoa que fica postada atrás da armação de madeira, aparentemente, não tem visão do campo.

Escrito a partir das memórias do Francisco Daniel Imhof.
Foto: Érico Zendrom

3 comentários:

Chico Imhof disse...

Olá Valdir!

Sempre acesso o seu blog, após receber sua mensagem, mas agora tive a grata surpresa e a felicidade de ver os dois fatos que relatei, reproduzidos ali.
Não imaginava que o moderno placar "eletrônico" ainda se encontrasse no Estádio Augusto Bauer!
Agradeço pela sua gentileza de citar o meu nome!
Fiquei sabendo que o meu colega de trabalho de Joinville, Celso Pazinato, é seu vizinho de praia.
Vou enviar o endereço do seu blog para alguns amigos.
Um forte abraço e muito sucesso,
Chico

Adalberto Day disse...

Valdir
Não só Brusque como toda a região é pródiga na produção de grandes radialistas e te poderia citar muitos aqui de Blumenau, mas prefiro citar quatro somente: Jeser Jossi Reinet, Rodolfo Sestrem, Amauri Pereira, Edemar Annuseck. Nos anos 50 e 60 vieram os paranaenses e gaúchos - o primeiro foi Pereira Jr.
Mas realmente Brusque sempre produziu belos radialistas e merece toda nossa apreciação e este seu texto relatado pelo Chico Imhif, outra figuraça.
Como é belo acessar seu blog e ver tantas coisas belas sobre nosso futebol, e também o reconhecimento aos grandes narradores, repórteres, e jornalistas de nosso futebol.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Regina Carvalho disse...

Mo cravo: já na faculdade eu tinha um professor que dizia que o que mais tem no mundo é espírito de porco,rs.bj