sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Clube Esportivo Paysandú, 98 anos

30 de dezembro de 2016

Valdir Appel.

Já faz alguns anos, que o professor Ricardo Engel me propôs uma parceria, escrever um livro sobre a trajetória do Clube Esportivo Paysandú.
E eu aceitei.
Entrevistas, gravações, atas, troféus, documentos diversos, fotos antigas, acervo de ex-jogadores, dirigentes, torcedores, foram acumulando e gerando matéria prima magnifica para a obra.
O que nos parecia ser um trabalho a curto prazo, fez com que a missão fosse um pouco mais árdua, principalmente para o Ricardo, que além de ser minucioso pesquisador e historiador, é quem faz a parte mais difícil da obra.
Sou apenas um contador de causos engraçados e interessantes, sobre momentos marcantes da história do clube, personagens pitorescos,  folclóricos, através das minhas crônicas.
E o tempo foi passando, e hoje temos certeza de que o livro estará nas mãos dos leitores e torcedores do clube mais querido de Brusque, apenas no seu centenário em 2018.
O que não podíamos prever, apesar das sondagens, é que o ano de 2016 terminaria com uma surpresa para os  torcedores, e principalmente pra mim.
Fui eleito presidente do clube para o biênio do centenário.
Há pouco mais de 2 anos, Carlos “Kuko” Maluche, a cada encontro,  enfatizava a vontade dele, Graf, Walendosky, pela minha escolha para presidente do Paysandú.
Justificava com a necessidade do clube ter na sua presidência, um representante com larga identificação com o clube, e eu como um Appel, família que teve desde o início vários participantes - goleiros, presidentes e jogadores em todas as posições -  seria, na avaliação dele, fundamental para a divulgação junto a mídia esportiva de todo o país e para conquistar adeptos colaboradores em todas as classes sociais.
Ao chegar ao clube no ultimo 16 de novembro, para assistir a cerimônia de abertura de um torneio internacional de futebol das categorias de base de dezenas de clubes, fui surpreendido, com os cumprimentos de todos que se aproximavam:
-Parabéns, Presidente!
Gui, Jonas, Gerson, Kuko, Ivan pai e filho, os demais membros da atual, enfim todos que me encontravam. E eu respondia:
-Somente eu não estou sabendo, alguém pode me explicar?
Desta forma estranha e engraçada soube que havia sido eleito.
Passo seguinte, divulguei nas redes sociais a eleição e fiquei muito feliz com o retorno. Gente ligada ao futebol, de todos os cantos do país, enviou mensagens de apoio.
Por isso, e com orgulho, vou trabalhar muito, com os meus colegas de diretoria, da imprensa, dos clubes de todo o Brasil, da iniciativa privada, dos torcedores, dos amigos, para celebrar em 2018 o centenário do clube verde e branco de Brusque.
Porque “sempre teremos culto devido, pelas tuas lindas cores”.


(PS 1-Diretoria eleita para o biênio 2017/18:
Presidente: Valdir Appel; Vice presidente: Ivan José Walendowsky; Diretor financeiro: Carlos Maluche; Diretor administrativo: Ricardo Engel; Diretor jurídico: Éder Deodato Flor; Diretor esportivo: Leonardo Hang; Diretora social: Alviria Feltrim; Diretor de patrimônio: Gerson Rodrigues.


PS 2-Agradecimento especial ao amigo Anísio Graff e ao ex-Vice presidente Célio Rodrigues pelo incansável trabalho dedicado ao Paysandú).

3 comentários:

Adalberto Day disse...

Valdir, nosso eterno Chiquinho!
Parabéns pela presidência do Paysandú.
Nada mais correto que um Appel na direção do Centenário dessa grande agremiação.
Que o clube possa se reerguer e voltar a disptar o campeonato estadual.
Tenho te mandado vários e-mails de meu trabalho e vejo que você não acessa pois volta para minha caixa. Uma pena perdermos este vinculo.
Sucesso ao amigo e todos seus colaboradores.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história de Blumenau.

Valdir Appel disse...

Obrigado Adalberto, vamos precisar de toda força dos amigos para honrar as cores do Paysandu, forte abraço.

Adalberto Day disse...

Parabéns Valdir pela passagem do di do Goleiro.
Tento mandar e-mail para você e sempre retorna como não recebido.
Abraços e sucesso.
Adalberto Day