Não foi da maneira que esperava, mas neste sábado, no estádio de Wembley, o goleiro holandês Edwin van der Sar fez o último jogo de sua carreira mais do que vitoriosa, valendo o tetracampeonato da Champions League para o Manchester United. O título não veio, mas nem a derrota diante do Barcelona por 3 a 1 pôde apagar o brilho das conquistas que Van der Sar teve ao longo de sua vida no futebol.
Gigante de 1,97m de altura, Van der Sar começou a jogar no gol por um time amador de sua cidade, o Foreholte. Passou também pelo VV Noordwijk antes de chegar ao Ajax, onde passou a ser reconhecido como craque pelo mundo inteiro. Pelo clube holandês, Van der Sar conquistou, entre outros títulos, a Champions League da temporada 1993/94, diante do Milan, que encerrou um jejum de 22 anos do Ajax sem vencer a competição europeia.
Em 1999, Van der Sar deixou sua terra natal e foi para o futebol italiano. Com uma passagem um pouco apagada pela Juventus, o goleiro ficou apenas dois anos no clube, quando se transferiu para o Fulham. E no time inglês, Van der Sar voltou a chamar a atenção do mundo com suas grandes defesas, especialmente nas cobranças de pênaltis.
Aos 40 anos, Van der Sar se despede do futebol com vice da Champions
Crédito da imagem: EFE
Crédito da imagem: EFE
Já veterano, aos 35 anos, o goleiro holandês chegou ao time de Sir Alex Ferguson, o Manchester United. Sua carreira na equipe dos Diabos Vermelhos confirmou a consagração de Van der Sar como um dos goleiros mais respeitados do mundo. Aos 40 anos, o holandês encerra sua carreira no United depois de conquistar quatro títulos das Premier League, duas Copas da Liga Inglesa, três Supercopas da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial Interclubes da Fifa – onze títulos no total, em apenas seis anos de história no clube.
Na temporada de 2010/11, Van der Saar despediu-se do futebol, conquistando seu quarto título do Campeonato Inglês – o décimo nono do United – e mais um vice-campeonato da Uefa Champions League, com uma nova derrota para o Barcelona, como aconteceu em 2009.
Ainda assim, o holandês encerra sua carreira em grande estilo, como incríveis atuações na temporada, sendo considerado o melhor goleiro desta edição da Champions League – feito que já havia conseguido por outras três vezes, em 1994/95 e 1995/96 pelo Ajax, e 2008/09 também pelo United.
Gigante do gol, Van der Saar não se consagrou apenas pelas incríveis cobranças de pênalti que defendeu nos clubes pelos quais passou, mas também por conseguir manter o altíssimo nível de suas atuações, mesmo com 40 anos de idade. Em 28 de maio de 2011, o futebol perde um dos maiores goleiros que o mundo já viu jogar.
Um comentário:
Bela homengem Valdir.
Realmente Van Der Sar foi um grande atleta. E nada mais justa a homenagem, e a você também muito bela a postagem.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.
Postar um comentário