sábado, 12 de setembro de 2009

Meu novo livro:
O Goleiro Acorrentado
É um dos projetos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Governo divulga lista dos selecionados. Confira aqui.
Acesse o link:
Resultado Final - Edital Elisabete Anderle (PDF 106.87 KB)

11/09/2009 - Foram divulgados nesta sexta-feira (11), na sala de reuniões do Conselho Estadual de Cultura (CEC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, os nomes dos projetos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e CEC, o edital representa um investimento de R$ 6,8 milhões. A assinatura dos contratos deve acontecer em 7 de novembro. Antes, a FCC entrará em contato com os vencedores. O recurso será pago em parcela única, e o proponente terá até 12 meses para a realização do projeto.

“Este edital foi reconhecido como uma das melhores ideias do país para valorizar o trabalho dos produtores culturais. Todos os representantes do júri manifestaram-se nesse sentido e levaram esse modelo para seus estados a fim de materializá-lo”, afirma o presidente do CEC, Péricles Prade. “Os avaliadores ressaltaram a quantidade de projetos. Tivemos um extrato muito bom do que o segmento cultural de Santa Catarina pode produzir em termo de arte e cultura”, completa o presidente da Comissão de Organização e Acompanhamento do edital, Leone Silva.

As inscrições, gratuitas, ficaram abertas entre 26 de outubro e 13 de março de 2009. Nas últimas semanas, uma comissão julgadora formada por 21 membros (veja abaixo) trabalhou na seleção. Ao todo, foram recebidas 1.428 inscrições para as sete grandes áreas abarcadas no edital. A área com mais inscrições foi a de Música, com 267 inscritos, seguida de Artes Visuais (215), Teatro (165), Letras (164), Patrimônio Cultural (107), Dança (87) e Artes Populares (78). Após análise da documentação, 1.083 projetos foram habilitados a continuar concorrendo aos 229 prêmios inicialmente previstos.

No total, os membros do júri selecionaram 189 projetos, ou seja, optaram por não utilizar todas as premiações disponíveis. Segundo Leone, essa decisão foi baseada nas diretrizes gerais norteadoras da avaliação para seleção dos projetos, que incluíam relevância cultural e artística da iniciativa proposta, orçamento compatível com os fins objetivados e adequação às finalidades e condições do regulamento. Caberá ao CEC definir o que será feito com o dinheiro excedente.

Voltado à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural em Santa Catarina, o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura contempla sete áreas culturais, que foram subdivididas em segmentos. A área de Artes Populares foi subdividida nos segmentos Folclore e Artesanato e Arte Circense. Artes Visuais contemplará Projetos e Obras e Bolsas de Execução. Na Dança, recursos para Produção e/ou Circulação. Na área de Letras, subdivisão nos segmentos Publicações e Escritor na Escola. Para Música, recursos para gravação de CDs e DVDs. Na área de Patrimônio Cultural, investimento nos segmentos Material e Imaterial, Museus e Acervos. Em Teatro, prêmios para Circulação, Montagem e Pesquisa.
Lista foi disponibilizada na entrada do CEC (foto: Márcio H. Martins / FCC)

Júri do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Comissão de Artes Populares
Ceili Borba Furtado
Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Educacional da Região de Blumenau, graduação em Geografia e especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação (Fepevi). Especializada também em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Lazer e atualmente coordena o curso de extensão “Mais e Melhor Idade” e o Núcleo de Lazer com Base Cultural da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Reside em Balneário Camboriú.

Lucas David
Lucas David é coreógrafo, bailarino e pesquisador da arte como veículo de formação e valorização do ser humano. Cursou expressão corporal, ginástica rítmica, ballet moderno, dramatização e laboratório de teatro no Instituto Moderno de SP, ballet clássico com a professora Ruthe Artomoff e História da Dança na Escola Municipal de Bailado de SP, entre outros. Participou da montagem de espetáculo no Festival de Dança de Joinville – 2006. Reside em Penha /SC

Rejane Nóbrega
Graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Possui mestrado em Serviço Social pela PUC-SP. Trabalhou onze anos na Prefeitura de São Paulo, principalmente como produtora cultural na Secretaria Municipal de Cultura. Foi diretora municipal de cultura de Campo Largo, PR, e é assessora de cultura do mesmo município. É colaboradora do MinC junto à Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.
Reside em Curitiba/ PR.


Comissão de Música
Ilmar Carvalho
Escritor joinvilense, jornalista e crítico musical com mais de 50 anos de experiência. Vive no Rio de Janeiro há 40 anos e dedica-se à pesquisa da música popular, erudita e jazz. Já integrou Conselho Consultivo do carnaval da Cidade do Rio de Janeiro e o júri do primeiro grupo e do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. Fez parte do júri em importantes festivais de música do país, entre eles o Festival Internacional da Canção (1967) e a Bienal do Samba de São Paulo (1968). Em 2006, publicou o livro “O bêbado azul do Desterro”.

Maria Bernadete Castelan Póvoas
Pianista, possui mestrado e doutorado em Música com ênfase em Práticas Interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Música do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Reside em Florianópolis/ SC.

Sebastião Tapajós - Música
Violonista e compositor paraense, é formado em música pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa e pelo Instituto de Cultura Hispânica. Na Alemanha, seu disco Guitarra Criolla recebeu o “Grande Prêmio - Disco do Ano” de 1982. Mora em Santarém e possui mais de 70 discos lançados.


Comissão de Dança
Marcelo Evelin
Bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição. Iniciou seus estudos de teatro em 1979 no curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui sólida experiência profissional em direção e montagem teatral. Entre seus últimos trabalhos estão a criação e direção do Festival Contemporâneo de São Paulo (2008), curadoria do Festival Internacional de Dança de Recife (2008), gestão do Projeto Colaboratório junto com o Festival Panorama, subvencionado pela comunidade Europeia (2009-2010) e atualmente faz parte da comissão de Seleção do Projeto Rumos-Dança do Itaú Cultural (2009). Natural de Teresina/ PI.

Márcia Raquel Rolon
Mestranda em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Educação Física pela mesma instituição. Iniciou suas atividades em ballet clássico em Corumbá, em 1975. Participou de festivais pelo Brasil, Bolívia, Paraguai e Itália. Em 2007, recebeu a “Medalha do Mérito Artístico” do Conselho Brasileiro da Dança, representante oficial no Brasil do “Conseil Internacional de la Danse” – Unesco. Reside em Corumbá/MS.

Marilene Melo
Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialização na Universidade Gama Filho (RJ). É professora aposentada da Universidade do Estado do Pará e pelo Cefet. Atualmente preside a Associação Paraense de Dança, é membro do Conselho Municipal de Cultura e pesquisadora em dança contemporânea para pessoas com e sem deficiência. Reside em Belém/PA.


Comissão de Letras
Fábio Lucas
Nasceu em Esmeraldas, Minas Gerais. Professor-doutor, ensaísta, ficcionista e crítico literário. Lecionou em cinco universidades brasileiras, seis nos Estados Unidos e uma em Portugal. Faz parte da Academia Mineira de Letras e também da Academia Paulista de Letras. Foi diretor Nacional do Instituto do Livro e cinco vezes presidente da União Brasileira dos Escritores. Em 1970, foi agraciado com o Prêmio Jabuti na categoria ensaio. Em 2006, conquistou o prêmio da Fundação Conrado Wessel de literatura. Já publicou várias obras, entre as quais se destacam O Caráter Social da Literatura Brasileira e Razão e Emoção Literária. Reside em Minas Gerais.

Edla van Steen
Edla van Steen nasceu em Florianópolis e possui 27 livros publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro, livros de arte e literatura infanto-juvenil. Em 1992, recebeu o Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Nacional Pen Club por “Madrugada”. Atualmente, dirige oito coleções na Global Editora. Reside em São Paulo.

Ronald Augusto
Poeta gaúcho, músico, editor e crítico de poesia. Autor de Homem ao Rubro, Vá de Valha, Confissões Aplicadas e No Assoalho Duro, entre outros. Ganhou o troféu Vasco Prado, na 9ª Jornada Nacional de Literatura (2001) e a Medalha ao Mérito (pelo estudo e divulgação da obra de Cruz e Sousa), conferida pela Comissão Estadual para a celebração do Centenário de Morte de Cruz e Sousa (1998). Reside no Rio Grande do Sul.


Comissão de Teatro
Deborah Finocchiaro
Graduada em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou em 35 peças teatrais, 16 filmes e dirigiu mais de 30 projetos, entre shows, videoclipes e espetáculos de dança e teatro. Em 2007, o especial Sobre Anjos & Grilos, que dirigiu e atuou, ganhou os seguintes prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Texto Adaptado no 2º Festival Nacional de Teatro de Campos dos Goytacazes; Melhor Atriz e Júri Popular Melhor Espetáculo no 35° - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa; Melhor Atriz no VII Festival de Teatro de Resende; Melhor Espetáculo e Melhor Atriz no Festival Nacional de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo. Reside em Porto Alegre/ RS.

Eliane Tejera Lisboa
Graduada em Comunicação - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Maîtrise Information et Communication – Université de Nanterre Paris X, e doutorado em Teoria Literária pela Unicamp. Possui experiência em direção, assistência dramatúrgica, contação de histórias e tradução. Durante 13 anos, foi professora de Dramaturgia, Crítica Teatral, Estética, História e Teoria Teatral, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas - Centro de Artes Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Ney Luiz Piacentini
Mestrando em Artes Cênicas pela ECA-USP e formado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. É presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, representante paulista na Câmara Setorial de Teatro do MinC e foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Paulo. Tem experiência em atuação e produção para cinema, teatro e televisão. Entre os trabalhos mais recentes estão os longas Lula o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, e Não Por Acaso, de Felipe Barcisnky, e as séries 9mm São Paulo, do canal Fox, e Descolados, do canal MTV. Reside em São Paulo/SP.


Comissão de Patrimônio Histórico
Helena David Castello Branco
Possui mestrado em Artes Visuais pela UFMG e doutorado em Conservação e Restauração do Patrimônio pela Universidade Politécnica de Valência e em Preservação de Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – EBA. É especializada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG e em Restauração de Pintura, Escultura e Tecidos pelo Instituto de José de Figueiredo. Trabalha como pesquisadora, restauradora e conservadora desde 1985.

Lílian Mendonça
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Civil e especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina - Cátedra UNESCO pela Universidade Federal de Pernambuco. Reside em Florianópolis/ SC.

Ulisses Munarim
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), tem experiência nas áreas de fotografia e arquitetura e urbanismo, com ênfase em patrimônio histórico. Atualmente é superintendente da 11ª Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina. Trabalha em Florianópolis/ SC.


Comissão de Artes Visuais
Elvira Vernaschi
É historiadora, crítica de arte e curadora. Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atua como presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Entre suas publicações estão Quatro Décadas de Arte e O Ensino das Artes nas Universidades e Antônio Gomide. Reside em São Paulo.

Fábio Luiz Magalhães
Museólogo paulista, crítico de arte, pintor e desenhista. Ao longo de sua carreira, foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, membro da Comissão de Arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo e conservador chefe do Museu de Arte de São Paulo. Atualmente, é responsável pelo projeto do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Reside em São Paulo.

Luiz Guilherme Vergara
Ex-diretor geral do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Possui doutorado em Arte Educação pela Universidade de Nova Iorque. Atualmente é coordenador do curso de graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense / RJ e professor de pós-graduação em Arte na mesma instituição. Tem experiência na área de curadoria e educação em museus de arte contemporânea. O foco de sua atuação e pesquisa é o desafio da arte contemporânea para a ressignificação dos museus. Reside no Rio de Janeiro.Fonte: Comunicação / FCC

5 comentários:

Adalberto Day disse...

Valdir
Parabéns por mais esta conquista. Nada mais que merecedora, você que possui um grande acervo para nos proporcionar momentos de nostalgia.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

Edenilson Leandro - Joinville disse...

Oba, livro novo e deliciosas histórias na praça. Que venha logo.

Valdir Appel disse...

Obrigado Beto e Edenilson pela força.

Mauro disse...

Valdir,

Ficamos muito contentes por voce, pelo teu livro ter sido selecionado. Parabens! Aguardamos esse novo volume com ansiedade.
Abracos,
Mauro

BLOG DO ROBERTO VIEIRA disse...

Eita goleiro pra fazer gol! E ainda falam do Ceni!!