domingo, 2 de outubro de 2011

Gualicho 2

Garrincha vestindo a camisa do Alecrim
Foi dia 04/02/68 que Garrincha jogou no antigo Estádio Juvenal Lamartine (o JL de Natal RN) vestindo a camisa 7 do Alecrim, jogo amistoso contra o Sport/PE, que venceu por 1x0, gol de Duda. 

Público excepcional de mais de 6 mil pagantes, renda de Cr$21.980,00. Alecrim formou com Augusto, Pirangi, Gaspar, Cândido e Luizinho. Estorlando e João Paulo. Garrincha (Zezé), Icário, Capiba (Elson) e Burunga. Técnico: Pedrinho Quarenta
SPORT
Delcio, Baixa, Bibiu, Ticarlos e Altair. Valter e Soares. Bife, Cici, Duda (autor do gol) e Canhoto. 
Foto:
Pedro Selva (Vice-Presidente); Pedrinho Quarenta (Treinador); Augusto, Estorlando, Cândido, Pirangi, Gaspar, Luizinho e Joilson Santana (Diretor de Futebol).
Agachados: Zezé, Garrincha, Capiba, Icário, João Paulo e Burunga.

(Obs: A súmula do jogo é de 68 e a foto registra 69. Com a palavra Carlos Alberto N de Andrade, pesquisador do futebol do RN, que enviou esta postagem para esclarecer.)

2 comentários:

Carlos Alberto N de Andrade disse...

Meu caro Valdir,
Em todos os documentos que tenho, a data correspondente desta partida remetem para o dia 04 de fevereiro de 1968. Não sei explicar porque na foto está grifado 1969. Não sei se você sabe, mas sou pesquisador do futebol do RN. Diante da dúvida fiz algumas investigações e deduções e conclui que a data de 04/02/1968 está realmente correta, embora não possa afirmar com certeza. Tá meio confuso, mas sem falsa modéstia, aqui pelo RN a única pessoa que poderia tirar esta dúvida sou eu, porque os outros que se dizem pesquisadores são de "memória".
abraços,
Carlos.

Adalberto Day disse...

Valdir
Não tenho certeza, mas creio que a foto e o jogo são sim de feve de 1968. Ano que Garrincha começou a se exibir pelos clubes brasileiros que o contratavam por um jogo. logo após foi contratadpo pelo Flamengo onde jogou 15 jogos. Depois voltou a exibir-se em jogos pelo Brasil. Um exemplo foi no dia 30 agosto de 1969, quando atuou pelo Olímpico de Blumenau.
Jogou também no Olaria 71-72 onde fez o seu último gol.
Grande Garrincha que jogou no coração de todos os clubes.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história