terça-feira, 10 de abril de 2012

PRIMEIRO CLUBE DE SANTA CATARINA
Por Adalberto Kluser
Duas equipes de Itajaí: Estiva e C I P  

O primeiro clube de futebol fundado em Santa Catarina foi o “Itajayense Foot Ball Club”, de Itajaí. Alguns dos fundadores eram estudantes que haviam freqüentado cursos ginasiais em Florianópolis (Ginásio Santa Catarina), Rio de Janeiro e São Paulo. Na bagagem trouxeram bolas e iniciaram a prática da modalidade na cidade.

Não há registro do dia da fundação, mas ocorreu em novembro de 1911. O primeiro presidente foi Bráulio Eugênio Muller. Depois de alguns “ensaios” o primeiro jogo foi disputado em 14 de janeiro de 1912, num campo situado à rua Sete de Setembro. Jogaram duas equipes internas do Itajaiense: “Branca” e “Azul”.

O evento inaugural teve a presença de grande público, curioso para conhecer o novo esporte. A partida foi abrilhantada pela Orquestra Lyra de Prata. O placar final de 1 a 1 agradou a assistência.

A primeira diretoria oficial:
Presidente: Edgard Schneider
Vice-presidente: Irineu Bornhausen
Tesoureiro: Dorval Silva
Procurador: Edwin de Mello

Embora pouco prestigiado no início, o futebol de Itajaí cresceu muito e transformou-se em sensação popular. A proximidade geográfica facilitou o intercâmbio com equipes de Brusque, Tijucas e Blumenau.

Além do Itajayense, a cidade teve outras equipes que fizeram história: Rio Branco, Almirante Barroso, Tiradentes, Operário, Lauro Müller (campeão estadual em 1931), CIP (campeão estadual em 1938) e Itajaí Esporte Clube.

Atualmente, o Marcílio Dias – campeão da Recopa Sul-Brasileira em 2007 e disputando a Série C do Campeonato Brasileiro – é a segunda equipe profissional mais antiga em atividade no Estado. O clube surgiu no dia 17 de março de 1919.


Um comentário:

Adalberto Day disse...

Valdir
Belo texto do Xará Adalberto J.Kluser
São relatos importantes sobre nosso futebol.
O futebol em Blumenau até 1941, era praticado mais de forma amadora, quando então é fundada a LBF – Liga Blumenauense de Futebol, que passa a organizar campeonatos da cidade e regionais.
- Anteriormente o futebol era praticado somente por equipes formadas pelos jovens do “Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942)” e operários da Empresa Industrial Garcia, depois Amazonas Esporte Clube. Os jogos eram realizados nos finais de semana, próximo ao hotel Holetz, one hoje se localiza o Grande Hotel.
O primeiro jogo em Blumenau com equipe realmente formada foi no dia 26 de março de 1911 – no pasto do hotel Holetz contra um grupo de alemães – Imperial Esquadra Alemã – (conforme registros no jornal Der Urwaldsbote da época era um domingo à tarde), o resultado do jogo não é conhecido, mas foi vencido pelos alemães.
São esses os dados que temos em Blumenau.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau