quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os bastidores de um jogo




Os bastidores de um jogo do Voltaço, 1976.

Vestiário de portas trancadas.

O técnico Paulinho Paulada dá as últimas instruções:

-Papel, meu goleiro, vai em todas as bolas, orienta o time. Coloca pelo menos quatro na barreira, e nos escanteios um homem no primeiro e outro no segundo pau! Ah, e sai jogando sempre pelas laterais.
-Canelinha e Zé Maria! Meus laterais! Apoiem o ataque, mas nunca subam os dois ao mesmo tempo, e no estilo pêndulo de relógio cuco: vai, volta, vai, volta...
-Fred e Fernando, meus zagueiros. Nunca joguem em linha. Fred dê sempre o primeiro combate. Se o centroavante passar, o Fernando, mata a jogada. É bola ou bulica!
-Paulão fica encarregado da cabeça de área. Tem que espanar pros dois lados, feito rabo de vaca, para cobrir as subidas do Canelinha e do Zé.
-Socadinho e Mauro. Vocês jogam pra caramba, mas é preciso marcar também. Cerquem pelo menos, pra não sobrecarregar o Paulão.
-Cuica! Vê se vai no fundo cara! Depois mete bola pro Canhão que é bicho certo.
-Você também, ô Espanta Neném! Vê se cisca menos, dribla aquele lateralzinho, leva pro fundo e joga umas bolinhas na área.
-Canhão eu falei que você é bicho certo. Mas faz uma pá de tempo que você não guarda uma e hoje tem que acontecer. Caso contrário, vai todo mundo ficar desempregado.
-Pessoal, tem que chegar junto, marcar a saída de bola dos caras, chutar mais em gol, fazer pressão o tempo inteiro. No campo deles. Quando cansarem, recuem e marquem pressão no nosso campo.
-Alguma pergunta?
-Tudo bem chefe. Mas será que eles vão deixar a gente fazer tudo isso?

Silêncio.

-Vamos rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria e boa sorte pra todos.

No túnel. Jogadores se abraçam. O capita Fred, fala:
-Gente! O negócio é o seguinte, vamos partir pra cima dos caras e faturar esta gororoba.
Bola pra frente que o gol é cagado. 
(1976)

Voltaço: Valdir, Aloisio, Fred, Fernando e Zé Maria; Paulão, Ademir e Mauro; Jorge Cuica, Acilino e Paulo César. Técnico: Paulinho de Almeida.

4 comentários:

Adalberto Day disse...

Valeu Valdir
Mais uma bela postagem e sobre o Voltaço.
Parabéns por sempre nos manter informado sobre nosso esporte.
Adalberto Day cientista social epesquisador da história em Blumenau

Anônimo disse...

Grande Valdir, ultimamente aqpenas tenho lido seu blog, e não comento, mas quero te saudar e dizer que vc é 10!grandes textos.....para quem ama futebol é um alimento.....valeu valdir, Genildo/Mossoró Rn

Ricardo disse...

Aos costumes, excelente história!
Valeu!

Anônimo disse...

valdir. bons tempos!

por onde anda o PC Espanta Nenem? tem noticia?

abraço. parabens pelo blog