domingo, 5 de agosto de 2012




                                                     O VELHO MESTRE

                                                                             Por Victor Kingma

                      Final da década de 90. Assim que termina o treino coletivo naquele grande clube, o treinador reúne os seus melhores chutadores para exercitarem cobranças de faltas. 

          Toda uma infra-estrutura então é cuidadosamente montada: barreira móvel, bolas novas, escolha do melhor ângulo para os chutes, etc, etc.  Nada faltando para facilitar a vida dos  “cobradores”.

                     Na beira do gramado, um senhor magro e esguio, de cabelos grisalhos, calça jeans e tênis, a tudo observa...

         Iniciadas as cobranças os chutadores vão se revezando, e após algumas tentativas sem muito sucesso, a bola toca na barreira e corre até a lateral do campo onde estava aquele senhor.

        Este, então, levanta a bola com o bico do tênis, faz duas embaixadas com surpreendente habilidade, a coloca debaixo do braço e se dirige para dentro do gramado.

       -  Vai tentar também, seu Valdir?  Brinca o treinador.

       O senhor de cabelos grisalhos coloca a pelota no local da cobrança, dá quatro passos para trás, corre vagarosamente e toca na pelota com incrível precisão.  A bola, como se obedecendo a um comando, descreve uma meia parábola, passa por sobre a barreira e pousa suavemente na rede...

     Como se fosse uma “Folha Seca”.     

      E diante do olhar atônito daqueles jovens e milionários atletas, com suas chuteiras coloridas, vai deixando lentamente o gramado...

    Da arquibancada, um velho e solitário torcedor, como se assistisse a um vídeo tape do passado, exclama eufórico:

           -   VALEU DIDI!!!

Obs: Valdir Pereira, o grande Didi, o inventor da “Folha Seca”, um dos maiores jogadores que o Brasil já teve, faleceu em 12/05/2001, aos 71 anos, poucos  dias após essa homenagem ser escrita. 



2 comentários:

Grandes Paulistas Futebol disse...

Fala Valdir, bem interessante o blog
Tenho um blog tambem e comento sobre os grandes de São Paulo, se puder faça uma visita e deixe um comentário sobre o que achou. Posto quase todos os dias
grandespaulistasfutebol.blogspot.com
Abraços

Adalberto Day disse...

Chico
Valdir Appel será eterno "Chiquinho"para nós catarinenses.
Valdir Pereira será nosso eterno Didi, o primeiro gol do maracanã.
Jogador de classe, cabeça erguida, não se amedrontava com placar adverso. Cabeça erguida, não dava carrinho, jogava elegante sempre com muita habilidade, Bi´campeão do mundo, considerado melhor jogador da copa de 1958 - Bi-campeão mundial, campeão pelo Botafogo várias vezes...precisa dizer mais alguma coisa?
Acho que sim...Obrigado DIDI fique com DEUS,que se juntou a outros craques no céu e formar a melhor seleção do universo eterno.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.