sábado, 21 de setembro de 2013

Chegou a primafera



                                                  Chegou a primafera

“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez, já choramos muito, muitos se perderam no caminho, mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera...”. Pois é como canta o compositor Beto Guedes chegamos ao mês de setembro e com ele no dia 22 começa a estação da Primavera no Brasil, e  um dia antes a torcida organizada do Alecrim Futebol Clube – FERA – Fiéis Esmeraldinos Radicais – completa 36 anos de muita luta, dedicação, fidelidade e, sobretudo, um amor exacerbado pelo clube esmeraldino. Ao longo desses anos vivemos grandes emoções, alegrias, tristezas, decepções, sonhos, mas  o mais importante é que nosso objetivo maior foi alcançado, quando por sete vezes evitamos o licenciamento do clube da Federação Norteriograndense de Futebol, fato que certamente provocaria o fim da mais simpática equipe futebolística do Estado.
Nesta hora de festa lembramos dos 35 troféus conquistados como a melhor torcida do RN escolhida pela imprensa esportiva e Secretaria de Esportes de Natal. Não podemos esquecer das quase mil viagens acompanhando o Verdão Maravilha pelo Brasil afora, do jogo histórico no Maracanã em 1986 contra o Botafogo pelo campeonato Brasileiro da Série A, das campanhas beneficentes que fizemos , das faixas ecológicas, políticas que criamos e dos espetáculos pirotécnicos que realizamos em vários estádios do Brasil, e do bi campeonato em 1986 quando a torcida pagava salários dos jogadores que tinham sido abandonados pela diretoria. Neste momento festivo recordamos com saudade do genial poeta Macedo que com sua intelectualidade levou a literatura de cordel para as resenhas esportivas, da sua Kombi transformada em Feramóvel, uma alusão ao papamóvel do papa João Paulo II. Das brincadeiras de José Arivan (Pastel) no bar Macaxeirão. E depois  no bar Mané Garrincha no Estádio Machadão. Do tranquilo Agostinho, torcedor fiel que vinha da cidade de João Câmara para Goianinha ver o Verdão jogar. A pureza do anjo Birinha que nos dava força para continuar lutando pelo sonho alviverde.
É por essas e outras e principalmente pelos amigos citados que se foram precocemente, que convido a todos para participarem nesse domingo, dia 22, na Associação Comercial da Ribeira, a partir do meio-dia, da comemoração dos 36 anos da FERA e 98 do Alecrim Futebol Clube quando serão homenageados os ex atletas: Miltinho, Berilo, Ilo, Zezé e Galdino, o ex presidente Arnóbio Costa, campeões de 1963, ano da conquista do primeiro título no futebol profissional. Na ocasião saudaremos o Alecrim e a torcida FERA com a música de Tim Maia: “É primavera, te amo, é primavera te amo, meu amor, levo esta rosa para te dar...”
Natal, (RN),  setembro de 2013
José Normando Bezerra
                                                                                              Geógrafo e Professor

Nenhum comentário: